top of page

Cerimónia de entrega dos Prémios FORMA 23

2ª EDIÇÃO DOS PRÉMIOS NACIONAIS DE ARQUITETURA-FORMA 2023


Foto de grupo com os premiados


No passado dia 18 de maio de 2024 foram conhecidos os resultados dos prémios nacionais de arquitectura – FORMA 2023. Nesta 2ª edição foram registadas um total de 137 candidaturas para as 6 categorias. A cerimónia de entrega dos prémios realizada no Auditório do Museu Serralves contou com a presença do Presidente do CDN da Ordem dos Arquitectos, o Arqtº Avelino Oliveira, que fez as honras de abertura, destacando os Prémios FORMA como sendo os Prémios que promovem e representam o conhecimento, a prática de qualidade, a autoria, o pensamento e a criação, onde todos os finalistas são os premiados e que a escolha de um vencedor é a celebração da arquitetura, o lado humano e o reconhecimento do seu trabalho.


arquiteto Avelino Oliveira Presidente do CDN da Ordem dos Arquitectos


Em representação do júri a arqtª Graça Correia destacou a enorme resposta de qualidade das propostas sendo uma excelente representação para todo o país.

Graça Correia, arquiteta.


O júri constituído por vários arquitectos com trabalho reconhecido e premiado decidiu atribuir os seguintes prémios:


Categoria Habitação Unifamiliar foi premiada a “Casa Hipóstila” da autoria do Arq.º Miguel Marcelino.


Categoria Habitação Coletiva foi premiado o edifício “Hoso” da autoria do Arq.º Julião Pinto Leite dos OODA.


Categoria Equipamento Coletivo, foi premiada a “Estrutura Residencial para pessoas Idosas” da autoria dos Arq.ºs Nuno Valentim e Frederico Eça.


Categoria Espaço Público foi premiado o “Praça e Posto de Turismo Piodão” da autoria dos Arq.ºs João Branco e Paula Del Rio.


Categoria Reabilitação Arquitetónica foi premiado o “Casal Saloio” da autoria do Arq.º Miguel Marcelino.


Jovens Emergentes foi premiada a “Casa em Ancede” da autoria da Arq.ª Maria João Rebelo do Atelier Local.



No âmbito dos Prémios FORMA, a organização atribuiu 3 menções especiais: Ensino e Investigação; Inovação; Carreira.


A Menção Ensino e Investigação destaca os arquitetos que continuam a pesquisar novos processos e ferramentas aplicados à prática. A Menção foi atribuída ao trabalho desenvolvido pelo Arqtº. Pedro Bandeira.

arquiteto Pedro Bandeira, arquiteto Pedro Hébil da IF e Miguel Almeida Mendes da Viúva Lamego


A Menção Inovação destaca outras formas de atuar em arquitetura, contribuindo para alargar o contributo da arquitetura e o seu impacto na sociedade. Esta Menção foi atribuída à Building Pictures liderada peal Arqtª. Sara Nunes.

arquiteto Hugo Merino Ferraz fundador da IF, arquiteta Sara Nunes da Building Pictures e Miguel Almeida Mendes da Viúva Lamego


A Menção Carreira destaca os arquitetos de referência e que servem de inspiração para as gerações futuras. Nesta edição a Menção Carreira foi atribuída ao trabalho ímpar do Arqtº. Álvaro Siza Vieira.

arquiteto Eduardo Souto de Moura, Teresa Siza Vieira e Miguel Almeida Mendes da Viúva Lamego


Numa pequena homenagem, o Arqtº Eduardo Souto de Moura fez uma intervenção onde propõe que a obra do Arqtº Álvaro Siza seja classificada de património universal da arquitetura.

arquiteto Eduardo Souto de Moura


Na impossibilidade de estar presente, o Arqtº Álvaro Siza enviou um texto para ser lido pela sua irmã Teresa Siza, destacando o seguinte: “A iniciativa de instituir os Prémios FORMA, é uma forma, julgo eu, de promover o debate indispensável à evolução da arquitetura e de assinalar o contributo do arquiteto nas equipas interdisciplinares capazes de desenharem os espaços e os volumes que constroem a cidade. É ainda um sinal resistente e persistente da razão de ser do arquiteto, muitas vezes aparentemente considerada secundária ou mesmo desnecessária.”


Teresa Siza Vieira


Durante a cerimónia dos prémios FORMA, no foyer do Auditório do Museu Serralves foi realizada a exposição das obras finalistas de todas as categorias dos Prémios FORMA. Entre a fase de candidaturas e até à cerimónia de entrega dos prémios foram promovidos ciclos de conversas sobre o mote “o outro lado da FORMA” que abordaram todas as categorias dos prémios e onde se encontraram projetistas, clientes públicos e privados usuários dos espaços e estudantes de arquitectura.




Os Prémios Nacionais de Arquitetura FORMA surgem de uma necessidade imperiosa de premiar a excelência da arquitetura em Portugal, incentivando e motivando os nossos arquitetos a continuarem a fazer bem e a serem sempre e cada vez mais exigentes. Além disso, tem uma missão social de humanizar a arquitetura, levando-a às pessoas comuns. Estes prémios são mais do que uma simples celebração que se encerra numa cerimónia. Eles representam um reconhecimento vital do impacto que a arquitetura tem nas nossas vidas e nas nossas comunidades, no desenho das cidades e das nossas paisagens. Não nascem de uma vaidade para alimentar egos, mas de uma necessidade de trazer a arquitetura para a ordem do dia, pôr a arquitetura na moda, abrir a arquitetura à sociedade em vez de fechá-la em si mesma, dar importância à arquitetura. Só assim seremos ouvidos. É importante celebrar o talento, a criatividade e a dedicação dos arquitetos portugueses, reconhecendo o seu compromisso com a qualidade e a inovação, essenciais para o desenvolvimento sustentável e cultural das nossas comunidades, mas é preciso levar isso às pessoas.


A 2ª edição dos prémios FORMA decorreu na cidade do Porto, estando previsto que cada edição seja apresentada em diferentes cidades do país garantindo e valorizando desta forma todo o território nacional numa perspetiva abrangente e descentralizadora.


Foi também anunciada a 3ª edição dos Prémios FORMA que irá decorrer na cidade de Coimbra. O Senhor Vereador Dr. Miguel Fonseca, em representação do Município de Coimbra saudou os Prémios FORMA e da excelência das obras apresentadas. Referiu que será a melhor edição dos Prémios FORMA e que irá decorrer num espaço de excelência como o Convento de S. Francisco.

Sr. Vereador Dr. Miguel Fonseca da Câmara Municipal de Coimbra




A organização dos Prémios FORMA são da responsabilidade da IF – Ideas Forward, sendo apoiada por um conjunto de entidades, patrocinadores, partners e media partners.




תגובות


bottom of page